GRAMÁTICAS OU CONJUNTOS ORGÂNICOS DE TRAÇOS TRANSDUTIVOS E ALAGMÁTICOS: CAMINHOS PARA O LETRAMENTO-CARTOGRAFIA

Autores

  • Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-7412-890X
  • Rosélia Sousa Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Priscila Venâncio Costa Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Esta produção reflete acerca das práticas reducionistas do ensino de gramáticas e das outras formas de trabalho possíveis de serem trilhadas, com uso da transdução como forma de raciocínio, rumo à vivência de leitura e de estudos mais sérios e profícuos que ampliem horizontes e efetivem individuações. Deleuze e Guattari são nossas óticas filosóficas principais; Neves, Faraco e outros serviramnos com suas inquietações distintas no território do ensino de língua; textos de Gabriel Magalhães fundamentam nossas reflexões e análises, que preocupam com a necessidade de vivenciar os procedimentos cartográficos, os sabores da aprendizagem, a transdução alagmática e a aprendizagem afetiva da gramática dos usos padrões.

Biografia do Autor

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Letras (Terminologia Gramatical e Ensino de Língua Portuguesa), pela Universidade da Beira Interior; pós-doutorado em Letras Clássicas (Latim), pelo Laboratório de Letras Clássicas da Universidade Federal da Paraíba (2015); mestrado em Letras (Letras Clássicas), pela Universidade de São Paulo (1994); e doutorado em Letras (Letras Clássicas), pela Universidade de São Paulo (2000). É professor da Universidade Federal do Tocantins (Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura). Tem experiência na área de Letras Clássicas, Filologia, Teoria Literária e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, cognição, lógica, metodologia, arte e filologia.

Priscila Venâncio Costa, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras (Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas), pela Universidade Federal do Tocantins (2016), e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da mesma universidade; Graduanda de Pedagogia, pela Faculdade Educacional da Lapa: Doutoranda em Letras, pela Universidade Federal do Tocantins. Realiza pesquisas atreladas a questões do ensino e da aprendizagem dos aspectos gramaticais da língua portuguesa, tendo como foco investigativo e interventivo a construção de uma abordagem curricular transdutiva.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Edição

Seção

Artigos Tema Livre