ESTILO ACADÊMICO E ESTILOS INDIVIDUAIS EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LETRAS: IMPLICAÇÕES PARA O ESTUDO DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS
Resumo
O comportamento dos textos acadêmicos pode ser compreendido a partir de dois fatores diametralmente opostos, porém, copresentes nos textos. Trata-se de fatores geradores de estabilidade, contíguos ou paralelos a fatores criativos geradores de transformação. Nesse sentido, este trabalho, que faz parte de um estudo mais amplo que visa a investigar formas de inscrição da subjetividade nos gêneros acadêmicos resultantes de Trabalhos de Conclusão de um curso de Letras do Paraná, busca depreender as relações de poder nos resumos de gêneros acadêmicos, artigos, monografias e ensaios, do ponto de vista estilístico à luz das perspectivas enunciativa e discursiva, ancoradas num entendimento dialógico da linguagem. A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa de tipo documental. O corpus consiste de 46 resumos de TCCs defendidos em 2018. Os principais resultados indicam que o estilo acadêmico não se apresenta homogêneo, mas repleto de imbricações resultantes dos confrontos entre subjetividade, linguagem e poder.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.