INSTRUÇÃO EXPLÍCITA NA SALA DE AULA DE L2: UMA DISCUSSÃO SOBRE ATENÇÃO E PROCESSAMENTO DE L2 À LUZ DA TEORIA DOS SISTEMAS DINÂMICOS COMPLEXOS (TSDC)

Autores

  • Luana Tiburi Dani Gauer Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Ubiratã Kickhöfel Alves UFRGS

Resumo

Neste trabalho, discutimos, à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, o modelo de atenção e processamento de L2 proposto por Leow (2015). Considerando-se a complexidade do processo de desenvolvimento linguístico, os cinco estágios de processamento propostos em Leow (2015) possibilitam reflexões referentes à metodologia de análise de dados e à pedagogia de L2. No que diz respeito à metodologia experimental, ressalta-se a necessidade de análises de dados individuais e longitudinais. Quanto à pedagogia de L2, enfatiza-se a necessidade de uma explicitação dos aspectos formais conjugada a uma exposição efetiva dos aprendizes ao insumo da L2.

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Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Artigos Tema Livre