A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA BREVE ANÁLISE

Autores

  • Ires Figueredo de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir como os livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental I (1° ano) abordam a variação linguística, levando em consideração, que nesta etapa do conhecimento, os alunos ainda estão sendo alfabetizados. Para entender como se dá o processo de ensino/aprendizagem das variações da língua, foi necessária uma breve análise de algumas atividades específicas de dois materiais didáticos selecionados. Questionamentos como “Existe concepção de ‘certo’ e ‘errado’? Como os livros didáticos trabalham a variação linguística?”, desencadearam este estudo. Sabe-se, que é complexo trabalhar as variedades linguísticas numa etapa de ensino em que os alunos ainda estão aprendendo a ler e escrever. Portanto, este artigo pretende contribuir na construção do conhecimento sobre livros didáticos e, principalmente, levantar questionamentos que sejam significativos para o estudo de questões que tratam sobre variações linguísticas, especialmente, no Ensino Fundamental I.

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Publicado

2021-02-09

Edição

Seção

Artigos Tema Livre