LEITURA MULTIMODAL DE INFOGRÁFICO: UM ESTUDO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Naziozênio Antonio Lacerda Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Agnaldo Rodrigues Vieira Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar um estudo sobre a leitura multimodal de infográfico em aula de língua portuguesa no ensino médio. A pesquisa fundamentase teoricamente nos estudos de Kress e Van Leeuwen (2001; 2006[1996]), Dionísio e Vasconcelos (2013) e Vieira (2015) sobre multimodalidade; de Paes de Barros (2009), a respeito de estratégias cognitivas de leitura; e de Coscarelli (2002), Furst (2010) e Paiva (2016), sobre leitura de infográfico. Na metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa e usa-se o método da pesquisa-ação. Como instrumento de pesquisa, aplica-se um roteiro de entrevista estruturada com 15 (quinze) alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, sediada em Teresina, Piauí. Os resultados mostram que o aspecto que chamou mais a atenção dos alunos na leitura multimodal do infográfico foram as imagens (80%) e que a estratégia cognitiva mais utilizada pelos alunos consistiu na leitura das informações visuais (86,6%).

Biografia do Autor

Agnaldo Rodrigues Vieira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Aluno do curso de graduação em Letras-Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Downloads

Publicado

2021-07-28

Edição

Seção

Artigos Tema Livre