LEITURA MULTIMODAL DE INFOGRÁFICO: UM ESTUDO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar um estudo sobre a leitura multimodal de infográfico em aula de língua portuguesa no ensino médio. A pesquisa fundamentase teoricamente nos estudos de Kress e Van Leeuwen (2001; 2006[1996]), Dionísio e Vasconcelos (2013) e Vieira (2015) sobre multimodalidade; de Paes de Barros (2009), a respeito de estratégias cognitivas de leitura; e de Coscarelli (2002), Furst (2010) e Paiva (2016), sobre leitura de infográfico. Na metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa e usa-se o método da pesquisa-ação. Como instrumento de pesquisa, aplica-se um roteiro de entrevista estruturada com 15 (quinze) alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, sediada em Teresina, Piauí. Os resultados mostram que o aspecto que chamou mais a atenção dos alunos na leitura multimodal do infográfico foram as imagens (80%) e que a estratégia cognitiva mais utilizada pelos alunos consistiu na leitura das informações visuais (86,6%).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.