PROVA ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM

Autores

  • Tatiane Moura da Silva Universidade Estadual de Alagoas/ UNEAL
  • Juliana Oliveira de Santana Novais Universidade Estadual de Alagoas/ UNEAL

Resumo

Tendo em vista que a avaliação educacional é muito mais do que um processo classificatório e desempenha um papel significativo no processo de ensinoaprendizagem, o presente artigo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar, na perspectiva da Taxonomia de Bloom, 11 provas escritas de Língua Inglesa aplicadas, no ano de 2019, por quatro professores de duas escolas estaduais de União dos Palmares-AL. A Taxonomia de Bloom consiste em uma classificação da complexidade das operações mentais, possibilitando a identificação do nível de desempenho do estudante. Assim, para responder à pergunta proposta, a Taxonomia de Bloom se mostra como uma ferramenta adequada, a partir do momento que permite analisar e tabular as questões avaliativas em níveis cognitivos de complexidade, classificando em uma hierarquia, do menos para o mais complexo. Os resultados mostraram que a maioria das questões se encontram no primeiro nível de complexidade, no qual o estudante precisa apenas reconhecer as informações.

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Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos Tema Livre