PERCURSO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO DISCIPLINA CURRICULAR OBRIGATÓRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender os caminhos percorridos pela disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) enquanto obrigatória no currículo dos cursos de licenciaturas até sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Sinop. O estudo permitiu que fossem identificados atores envolvidos na articulação das questões relacionadas ao processo de implantação. Fez-se o levantamento bibliográfico de legislações pertinentes ao tema e entrevistas semiestruturadas com servidores professores que estavam diretamente ligados ao referido processo de implantação. Como aporte teórico foi utilizado, notadamente Foucault (2014), Orlandi (2005) e Lodi (2013), entre outros. Conclui-se que a implantação da Libras aconteceu, de certa forma, por meio de embates institucionais, e entre atores sociopolíticos e as relações de força.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.