AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA BNCC PARA LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO INTERPRETATIVO
Resumo
Este estudo propõe uma reflexão acerca da avaliação da aprendizagem de língua portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para linguagens e suas tecnologias no Ensino Médio. Para este fim, traça-se um aparato teórico que envolve a perspectiva dialógica da linguagem, as considerações sobre ensino e escola reflexivos, bem como os olhares antigos e atuais sobre a avaliação. Em linhas gerais, observou-se que a avaliação da aprendizagem está presente na BNCC a partir de outros termos, como análise crítica, decisões orientadas, compreensão, valores e configurações sociais, e que os estudos dialógicos, principalmente no tocante à noção de alteridade, integram indiretamente as concepções de linguagem e avaliação do documento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.