A COESÃO NO LIVRO DIDÁTICO EM CONTEXTOS DA BNCC
Resumo
Este artigo analisa a coesão como prática de linguagem no livro didático proposto para o trabalho com o ensino de Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental, localizando a habilidade (EF09LP11) referente ao uso de recurso de coesão sequencial como efeitos de sentidos em contextos da Base Nacional Comum Curricular. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi realizada uma pesquisa documental de natureza qualitativa em dois livros didáticos, ancorada em leituras de autores como: Marcuschi (2005, 2010), Koch (2002, 2007), Halliday e Hasan (1973), entre outros. A pesquisa apontou que os livros didáticos analisados propõem atividades, em sua grande maioria, com abordagem dos conectivos desconectados do que propõe a BNCC. Isso direciona o ensino de Língua Materna para a fragmentação com uso de uma linguagem distante dos contextos sociais de circulação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.