A COESÃO NO LIVRO DIDÁTICO EM CONTEXTOS DA BNCC

Autores

  • Elenilza Maria de Araújo Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Pedro Rodrigues Magalhães Neto

Resumo

Este artigo analisa a coesão como prática de linguagem no livro didático proposto para o trabalho com o ensino de Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental, localizando a habilidade (EF09LP11) referente ao uso de recurso de coesão sequencial como efeitos de sentidos em contextos da Base Nacional Comum Curricular. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi realizada uma pesquisa documental de natureza qualitativa em dois livros didáticos, ancorada em leituras de autores como: Marcuschi (2005, 2010), Koch (2002, 2007), Halliday e Hasan (1973), entre outros. A pesquisa apontou que os livros didáticos analisados propõem atividades, em sua grande maioria, com abordagem dos conectivos desconectados do que propõe a BNCC. Isso direciona o ensino de Língua Materna para a fragmentação com uso de uma linguagem distante dos contextos sociais de circulação.

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Publicado

2021-10-25

Edição

Seção

Artigos Tema Livre