PRÁTICAS COLABORATIVAS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM LETRAMENTO CRÍTICO
Resumo
Neste artigo, analisamos como as atividades desenvolvidas de forma colaborativa possibilitam a construção de sentidos pelos alunos, desenvolvendo assim o seu letramento crítico. Buscamos mostrar que essas atividades se constituem processos valiosos de aprendizagem, pois são sempre mediadas por fatores sociais e culturais. Se é através da linguagem que mantemos as nossas relações sociais, é primordial (re)pensar o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita socialmente significativos. Nossa fundamentação teórica baseou-se principalmente em Soares (2017) e Kleiman (2007), além de outros. A observação das aulas e as análises das produções textuais dos alunos constituíram nosso material de pesquisa. As análises tiveram abordagem qualitativa e os dados foram coletados a partir do contato direto das pesquisadoras com os sujeitos. Os resultados obtidos mostraram a importância das práticas colaborativas de escrita, leitura e compreensão textual para o desenvolvimento de um cidadão crítico, criativo e autônomo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.