O RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) DE JALES – LEITURA E ESCRITA – SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO

Autores

  • Vânia Lizie da Silva Lima UEMS Paranaíba
  • Milka Helena Carrilho Slavez Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-5978-4853
  • Silvane Aparecida de Freitas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o documento que trata dos resultados obtidos na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), realizada em 2016 pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do município de Jales/SP, sob a ótica da Análise do Discurso da linha francesa (AD3). Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, considerando o próprio documento (INEP, 2017) e as contribuições de autores como Cardoso (1999), Coracini (2001), Fernandes (2008), Foucault (1999), Orlandi (2005; 2008), Ramos (2002), Soares (2010), Solé (1998), entre outros. Os resultados reúnem elementos que permitem: ampliar o olhar sobre as avaliações em larga escala aplicadas na Educação Básica em especial, a ANA; discutir a concepção de leitura e de escrita contida nessa avaliação; bem como refletir sobre o discurso presente nos seus relatórios no tocante à melhoria da qualidade da educação.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Edição

Seção

Artigos Tema Livre