O RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) DE JALES – LEITURA E ESCRITA – SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o documento que trata dos resultados obtidos na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), realizada em 2016 pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do município de Jales/SP, sob a ótica da Análise do Discurso da linha francesa (AD3). Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, considerando o próprio documento (INEP, 2017) e as contribuições de autores como Cardoso (1999), Coracini (2001), Fernandes (2008), Foucault (1999), Orlandi (2005; 2008), Ramos (2002), Soares (2010), Solé (1998), entre outros. Os resultados reúnem elementos que permitem: ampliar o olhar sobre as avaliações em larga escala aplicadas na Educação Básica em especial, a ANA; discutir a concepção de leitura e de escrita contida nessa avaliação; bem como refletir sobre o discurso presente nos seus relatórios no tocante à melhoria da qualidade da educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.