DO INFERNO VERDE À MARGEM DA HISTÓRIA: INTERLOCUÇÕES ENTRE ALBERTO RANGEL E EUCLIDES DA CUNHA
Resumo
As representações da Amazônia foram construídas a partir das concepções de mundo dos estrangeiros, que projetaram sobre ela o seu imaginário. Por conseguinte, a região esteve suscetível historicamente a diversos preconceitos oriundos de preceitos civilizatórios externos a sua realidade. Séculos após a chegada dos primeiros europeus ao continente americano, essas concepções enviesadas sobre a Amazônia continuaram ecoando. É o que mostram algumas obras do início do século XX, dentre as quais são exemplos o livro de contos Inferno Verde, de Alberto Rangel, e o livro de crônicas-ensaísticas À margem da História, de Euclides da Cunha. Em ambos, nota-se juízos de valor análogos aos dos primeiros navegantes que aportaram na Amazônia. Propomos, então, neste estudo, uma análise em cotejo dos livros À margem da História e Inferno Verde, a fim de deslindar como o discurso ideológico se articula com um panorama discursivo geral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.