O DIABO COMO FORMA DE ESTABELECIMENTO DO DUPLO: UMA ANÁLISE DE “A IGREJA DO DIABO”, DE MACHADO DE ASSIS
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v30i1.180Resumo
O conto “A Igreja do Diabo”, de Machado de Assis, foi publicado no livro “Histórias sem Data” (1884) e pode ser caracterizado por uma espécie de fábula, por carregar consigo elementos moralizantes que pretendem dar conta do que o indivíduo pode ou não realizar, das leis (divinas) que ele deve ou não seguir. O ensaio que aqui apresentamos pretende analisar o conto procurando explicitar a recorrência do duplo em todas as suas formas de manifestação. Para tanto se faz necessário, em primeiro lugar, tecer algumas considerações acerca do conto enquanto narrativa, da narrativa a ser analisada (o contexto literário em que ela se encontra) e da personagem do Diabo, mostrando o modo como ele se apresenta às pessoas e as metas que procura alcançar.
Palavras-chave: Narrativa. Duplo. Deus. Diabo.
Le conte “ A Igreja do Diabo”, de Machado de Assis, a été publié dans le livre “Histórias sem Data” (1884) et peut être caracterisé comme un type de fable pour porter en soi quelques éléments moralisantes qui ont pour objectif régler ceux que l´individu peut ou ne peut pas réaliser, des lois divines qu´il doit ou non suivre. L´essai qu´on présentera a l´intention d´analyser le conte en essayant de découvrir la récurrence du double dans les plus diverses manières de manifestation. Pourtant, il faut, tout d´abord , considérer quelques aspects sur le conte comme un récit , du récit qu´on analyserai ( le cadre littéraire auquel il est inscrit) bien que du personnage du Diable, en montrant la façon pour lequel il se presente aux personnes et quels but qu´il veut rapporter.
Mots-clés: Récit. Le double. Dieu. Diable.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.