AS MÚLTIPLAS VOZES EM INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Resumo
Este trabalho tem dois objetivos interligados: discutir a visibilidade das obras de Conceição Evaristo, tendo em vista o campo literário como um espaço de poder, assim como definido por Bourdieu (1996), e construir uma abordagem discursiva de Insubmissas Lágrimas de Mulheres, com base nas noções de plurilinguismo e hibridização, tratadas por Bakhtin (2010). Assim, apresentam-se as análises de quatro personagens, de quatro diferentes contos do livro, tomando-as como exemplos da multiplicidade de vozes sociais, de discursos que circulam na sociedade e que podem ser encontradas na obra de Conceição Evaristo. Deste trabalho de análise resulta a reflexão de que a abordagem discursiva permite mostrar a importância da entrada da autora nas disputas inerentes ao campo literário.o campo literário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.