PARALEL EVREN SAVAŞ BARIŞ DE UĞUR GALLENKUŞ: UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS? A ARGUMENTAÇÃO ATRAVÉS DA IMAGEM
Resumo
A leitura de imagens integra o nosso cotidiano. Contudo, será que somos capazes de identificar a força persuasiva que muitas imagens carregam? O presente trabalho objetiva traçar uma análise descritiva dos componentes materiais que constroem uma das imagens da série Paralel Evren Savaş Bariş de Uğur Gallenkuş. Ademais, apresentaremos os possíveis efeitos de sentido suscitados por intermédio da argumentação. O trabalho justifica-se à medida em que busca desenvolver uma aprendizagem sistematizada acerca da leitura de imagens. Tomamos como fundamentação teórica os postulados de Patrick Chauraudeau (2013) e Barthes (1990) no que tange ao processo de construção da imagem e a grade de imagens de Mendes (2010) para os níveis de construção do sentido das imagens. Por fim, utilizaremos as contribuições de Koch; Elias (2018) e Charaudeau (2016) no que se refere à argumentação. Como resultados, espera-se contribuir para um ensino significativo de leitura, seja de textos verbais e/ou não verbais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.