UMA LEITURA CARNAVALIZADA DE “A GORDA DO TIKI BAR”, DE DALTON TREVISAN
Resumo
O presente trabalho objetiva analisar como se configura a linguagem carnavalesca ao tomar como objeto de estudo o conto “A Gorda do Tiki Bar”, de Dalton Trevisan, cujas obras apresentam representações do pornográfico, da violência e do cômico. Para a realização da análise, os pressupostos teóricos acerca da carnavalização de Bakhtin (1987) foram fundamentais para a compreensão literária. Verificou-se, por meio da narrativa, que a linguagem carnavalesca é criada pela junção de elementos cômicos e grotescos que, vez ou outra, enlaça-se por meio de hipérboles, por exemplo, e, simultaneamente, destroem e regeneram, construindo a ambivalência carnavalesca. Assim, este artigo propôs uma leitura do conto de Dalton Trevisan atento à presença de elementos da carnavalização como uma maneira de estruturação de seus personagens e seu contexto espacial-temporal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.