A BUSCA POR UMA COMPREENSÃO MAIS AMPLA DAS REALIDADES SOCIAL E CULTURAL: O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM LINGUAGEM COM OS GÊNEROS DO DISCURSO EM FAVOR DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Resumo
Por meio de uma metodologia de revisão bibliográfica, este ensaio discutirá o papel da educação em linguagem e seu trabalho com os gêneros do discurso na busca por uma formação humana que se caracterize como integral. O ensaio apresenta como alicerce teórico a compreensão de que é o trabalho que distingue os seres humanos dos demais animais, concebido como a atividade vital humana, a qual suscita a concepção de que tal categoria é fundamental para o processo de humanização e para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, atributo da educação formalizada. O referencial teórico, assim, converge com a concepção de formação humana integral (DUARTE, 1988; 2016; 2017; BAKTHIN, 2010; L. PONZIO, 2017). Com base nesse pressuposto, este ensaio apresentará tanto a conceituação de formação humana integral quanto teorizações acerca dos gêneros do discurso para, dessa forma, criar uma articulação entre eles a fim de discutir o papel do ensino e aprendizagem dos gêneros discursivos na escolarização formal.
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