A ABORDAGEM DO POEMA NOS LIVROS DIDÁTICOS PORTUGUÊS: LINGUAGENS E TECENDO LINGUAGENS

Autores

Resumo

Neste artigo, objetivou-se investigar a abordagem do poema em dois livros didáticos de Língua Portuguesa e o modo como contribui para a experiência literária do leitor. Partiu-se da seguinte problematização: de que modo a abordagem do poema em livros didáticos contribui para a experiência literária do leitor? Como aporte teórico do campo do ensino da literatura, adotaram-se os estudos de Soares (2011); do letramento literário, as postulações de Cosson (2014); e com relação ao estudo do livro didático, as pesquisas de Rangel (2003) e de Alves (2020). Como resultados deste trabalho, identificou-se a presença relativamente significativa de poemas, mas com a ausência de uma orientação específica para o que é próprio da produção literária, sobretudo do poema, evidenciando uma abordagem descaracterizada dos textos literários, visto que a ênfase maior é dada à exploração de aspectos gramaticais.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Edição

Seção

Artigos Tema Livre