A ABORDAGEM DO POEMA NOS LIVROS DIDÁTICOS PORTUGUÊS: LINGUAGENS E TECENDO LINGUAGENS
Resumo
Neste artigo, objetivou-se investigar a abordagem do poema em dois livros didáticos de Língua Portuguesa e o modo como contribui para a experiência literária do leitor. Partiu-se da seguinte problematização: de que modo a abordagem do poema em livros didáticos contribui para a experiência literária do leitor? Como aporte teórico do campo do ensino da literatura, adotaram-se os estudos de Soares (2011); do letramento literário, as postulações de Cosson (2014); e com relação ao estudo do livro didático, as pesquisas de Rangel (2003) e de Alves (2020). Como resultados deste trabalho, identificou-se a presença relativamente significativa de poemas, mas com a ausência de uma orientação específica para o que é próprio da produção literária, sobretudo do poema, evidenciando uma abordagem descaracterizada dos textos literários, visto que a ênfase maior é dada à exploração de aspectos gramaticais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.