LITERATURA E AUDIOVISUAL: UMA RELEITURA DE EDGAR ALLAN POE EM “CONTOS DO EDGAR”
Resumo
O processo de transposição cultural e temporal é um recurso frequente que leva em conta questões como as mudanças presentes no contexto de produção do texto fonte para o contexto do produto adaptado. Estudado por Hutcheon (2013) e cunhado por Genette (1997) como Aproximação, esse processo busca aproximar diferentes obras narrativas para contextos mais próximos de seus respectivos públicos, seja em termos culturais, temporais ou geográficos. Edgar Allan Poe tem suas obras constantemente transpostas para diferentes contextos culturais. Este trabalho busca, assim, analisar a produção audiovisual Contos do Edgar (2013), que adapta contos de Poe ao contexto urbano brasileiro do século 21, levando em conta questões sobre o Gótico e sobre transposição cultural e midiática, e como esses processos dialogam tanto com o texto fonte quanto com seu público-alvo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.