O CONTROLE DA MOBILIDADE EM VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS
Resumo
A mobilidade tem importante papel sobre o mecanismo de mudança linguística no português brasileiro (BORTONI-RICARDO, 1985, 2011; OUSHIRO, 2016). Em função da mobilidade, falantes entram em contato com variáveis linguísticas que não são de sua comunidade, levando-os a incorporá-las em seu repertório e a difundi-las em outras comunidades. Neste trabalho, objetivamos discutir o controle da mobilidade em variáveis linguísticas, de modo a compreender como, a partir do deslocamento e do contato, falantes podem mudar seu comportamento linguístico. O enfoque são estudos feitos com a amostra Deslocamentos (2019), do banco Falares Sergipanos (FREITAG, 2013), que considera a fala de universitários da Universidade Federal de Sergipe quanto a sua região de origem e sua inserção na comunidade acadêmica por tempo, tais quais os de Corrêa (2019), Ribeiro (2019) e Siqueira (2020). Os resultados obtidos demonstram que os falantes da amostra apresentam padrões linguísticos diferentes a depender de sua comunidade de origem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.