INTERAÇÃO E SENTIDOS DA LEITURA PARA ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v30i1.189Resumo
Apresenta-se, neste texto, uma interpretação de dados coletados em pesquisa sobre os sentidos, inquietações e expectativas que a leitura vem apresentando na vida de adolescentes que cursam a 8ª série do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos permitem reflexões sobre a importância da interação no processo dialógico que favorece a construção de sentidos nas leituras realizadas, a função dos pais e dos professores enquanto leitores-modelos, e a motivação e a sedução pela leitura, as quais, na verdade, revelam-se potenciais de incentivo com intensidades de influências diferenciadas na família e na escola.
Palavras-chave: Leitura. Adolescentes. Família. Escola.
Data collected in a research on the meaning, the concerns and the expectations that reading has in the life of teenagers studying in the last year of the Elementary School are interpreted in this study. Results show the importance of interactivity in the dialogic process that helps in the building of meanings in reading, as well as the roles parents and teachers play as paradigm readers, and the motivation and the allurement for reading, which are powerful incentives of variegated influence and intensity within the family and the school.
Key words: Reading. Teenagers. Family. School.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.