O gênero artigo científico e os manuais didáticos acadêmicos: um olhar sobre as propostas de ensino. Doi: 10.5212/Uniletras.v.31i2.055074*
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i2.1891Palavras-chave:
Gênero Artigo Científico, Manuais Didáticos, Letramento Acadêmico.Resumo
Este estudo se propõe a investigar o tratamento dado ao gênero artigo científico por manuais didáticos de apoio à escrita acadêmica, e examinar as concepções de língua, de escrita e de gênero subjacentes às propostas apresentadas. O corpus foi constituído dos seguintes manuais: 1) Redação científica: A prática de fichamentos, resumos, resenhas, de João Bosco Medeiros, publicado pela editora Atlas, 7. ed., 2005; 2) Como escrever artigos científicos: Sem arrodeio e sem medo da ABNT, de Ítalo de Souza Aquino, publicação da Editora Universitária UFPB, 2007; 3) Anatomia de um Artigo, de Antonio Souto, Editora Universitária UFPE, 2. ed. 2007. Este trabalho tem como embasamento teórico a concepção sociorretórica de gêneros textuais. Os resultados sugerem que o gênero artigo científico tem sido abordado nesses manuais, de forma homogênea, com maior ênfase nos aspectos formais, refletindo, assim, uma visão abstrata e descontextualizada do letramento acadêmico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.