O gênero artigo científico e os manuais didáticos acadêmicos: um olhar sobre as propostas de ensino. Doi: 10.5212/Uniletras.v.31i2.055074*

Autores

  • Gerenice de Oliveira Cortes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i2.1891

Palavras-chave:

Gênero Artigo Científico, Manuais Didáticos, Letramento Acadêmico.

Resumo

Este estudo se propõe a investigar o tratamento dado ao gênero artigo científico por manuais didáticos de apoio à escrita acadêmica, e examinar as concepções de língua, de escrita e de gênero subjacentes às propostas apresentadas. O corpus foi constituído dos seguintes manuais: 1) Redação científica: A prática de fichamentos, resumos, resenhas, de João Bosco Medeiros, publicado pela editora Atlas, 7. ed., 2005; 2) Como escrever artigos científicos: Sem arrodeio e sem medo da ABNT, de Ítalo de Souza Aquino, publicação da Editora Universitária UFPB, 2007; 3) Anatomia de um Artigo, de Antonio Souto, Editora Universitária UFPE, 2. ed. 2007. Este trabalho tem como embasamento teórico a concepção sociorretórica de gêneros textuais. Os resultados sugerem que o gênero artigo científico tem sido abordado nesses manuais, de forma homogênea, com maior ênfase nos aspectos formais, refletindo, assim, uma visão abstrata e descontextualizada do letramento acadêmico.

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Publicado

2011-02-14

Edição

Seção

Artigos Tema Livre