A PRODUÇÃO ACADÊMICA DE MÃES, PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS, EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ACERCA DA IDEOLOGIA DA MATERNIDADE E DA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO
Resumo
O estudo discute a realidade de mães, professoras universitárias, no que tange às dificuldades que têm enfrentado em relação à pesquisa e produção acadêmica, em tempos de Coronavírus Covid-19. Para tanto, utilizamos como base teórica as teorias de gênero textual, do letramento acadêmico, do trabalho e do modo de produção/reprodução social que atravessam as vidas humanas. A metodologia segue a abordagem quanti-qualitativa e, para a coleta e análise de dados, aplicamos um questionário semiestruturado. O questionário foi composto por perguntas discursivas e de múltipla escolha, o qual foi respondido por 48 professoras de diferentes lugares do Brasil. Por fim, após a análise dos dados obtidos, constatamos que a ideologia da maternidade opera para justificar a sobrecarga de trabalho doméstico, o que reflete na produtividade acadêmica das docentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.