LITERATURA E TESTEMUNHO NA OBRA DE LEILA MÍCCOLIS
Resumo
Leila Míccolis foi e ainda é uma autora muito atuante na literatura contemporânea brasileira, tendo iniciado a escrita de seus poemas na década de 1960, em um período em que o país passava por grandes mudanças no governo e em que houve grande repressão. Míccolis se destaca nesse panorama da poesia marginal da década de 1970, por utilizar em seus poemas grandes doses de humor e ironia, principalmente quando critica a sociedade da época e os papéis impostos a cada cidadão. Sua poesia ácida, beirando a agressividade continua a ser impactante, mesmo anos após o término da ditadura e o fim da marginalidade para os autores. Esse trabalho se propõe a investigar a importância da autora para a poesia marginal e para a chamada “poesia de testemunho”, tendo como recorte os poemas que se relacionam com o testemunho dos atos políticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.