O EFEITO DE VARIÁVEIS SOCIAIS SOBRE O COMPORTAMENTO VARIÁVEL DA PREPOSIÇÃO “PARA” EM SEABRA-BA
Resumo
Objetivamos com este estudo examinar a influência de preditores sociais sobre o uso da preposição “pra” na variedade do português falado em Seabra (BA). Depreendemos os dados de análise de uma amostra de gravações de 16 informantes, pertencentes ao banco de dados do Projeto Se abra à Chapada: coletando, explorando e mapeando dados sociolinguísticos (CEMEDADOS), cuja estratificação se deu conforme o sexo/gênero (masculino e feminino), a faixa etária (20-33, 35-48 e 50+anos) e a escolaridade (fundamental, média e universitária) do falante entrevistado. Após termos tabulado os dados, submetemo-los a testes de qui-quadrado e a uma abordagem de modelagem logística binária no R (R CORE TEAM, 2020). A fim de atingirmos o objetivo proposto, calculamos, selecionamos e interpretamos o modelo de regressão logística, testando, por fim, as pressuposições principais dos testes. Constatamos com os resultados que a faixa etária e a escolaridade influenciam significativamente o uso da variante “pra” na comunidade de fala analisada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.