A PERCEPÇÃO DOS PRONOMES DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR EM CONSTRUÇÕES CAUSATIVAS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL

Autores

Resumo

Neste trabalho, reportamos os resultados preliminares de uma pesquisa sobre a variação entre os pronomes de segunda pessoa do singular te e você em construções causativas. Nossos objetivos eram testar se essas estruturas são um ambiente favorecedor da variante você e se a agentividade do predicado do evento causado também atua como um fator condicionador dessa variante. Para tanto, utilizamos a metodologia experimental e construímos uma tarefa de escolha induzida, que foi aplicada a 78 falantes do português brasileiro. Os resultados experimentais apontaram que os participantes escolheram significativamente mais as frases experimentais que continham o pronome você do que as que continham o pronome te, sobretudo quando o predicado do evento causado apresentava verbos semanticamente mais agentivos.

Biografia do Autor

Thiago Laurentino de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto A II do Departamento de Letras Vernáculas na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras Português / Literaturas (2012), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de sociolinguística e linguística histórica, com ênfase na variação e mudança dos pronomes pessoais do português brasileiro, e atuando principalmente na investigação das formas pronominais de segunda pessoa do singular em diferentes contextos morfossintáticos (complementação verbal, possessivo e imperativo). No âmbito do Programa de Pós- Graduação em Linguística/UFRJ, integra a linha de pesquisa Variação e Mudança Linguística e coordena atualmente o projeto de pesquisa "A percepção da variação linguística: formas de tratamento do português em perspectiva experimental".

Lucas Guimarães de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando de Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Atuou como aluno de iniciação científica voluntariamente (sem bolsa), sob a orientação do professor Thiago Laurentino de Oliveira.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

Artigos Tema Livre