O PODER HUMANIZADOR DA LITERATURA E A PERFORMANCE POÉTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem metodológica de ensino em literatura ao professor do ensino médio. Para tanto, foi utilizado como aporte teórico Nussbaum (1995, 2010); Carvalho (2017), Aguiar e Bordini (1993); Dalvi, Rezende e Faleiros (2013); Rouxel (2013); Paulino e Cosson (2009), dentre outros, para falar sobre o processo de humanização por parte da literatura, a importância de uma metodologia de ensino em literatura e a formação literária. Dessa maneira, propomos trabalhar com a leitura do poema e em seguida propor aos alunos a performance poética, a partir de Zumthor (2018). Nossa metodologia de pesquisa contou com uma pesquisa bibliográfica acerca das temáticas. Os resultados reafirmam que o poder humanizador da literatura e a performance poética, enquanto metodologias de ensino em literatura, podem ajudar o professor na formação de leitores em contexto escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.