O PODER HUMANIZADOR DA LITERATURA E A PERFORMANCE POÉTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem metodológica de ensino em literatura ao professor do ensino médio. Para tanto, foi utilizado como aporte teórico Nussbaum (1995, 2010); Carvalho (2017), Aguiar e Bordini (1993); Dalvi, Rezende e Faleiros (2013); Rouxel (2013); Paulino e Cosson (2009), dentre outros, para falar sobre o processo de humanização por parte da literatura, a importância de uma metodologia de ensino em literatura e a formação literária. Dessa maneira, propomos trabalhar com a leitura do poema e em seguida propor aos alunos a performance poética, a partir de Zumthor (2018). Nossa metodologia de pesquisa contou com uma pesquisa bibliográfica acerca das temáticas. Os resultados reafirmam que o poder humanizador da literatura e a performance poética, enquanto metodologias de ensino em literatura, podem ajudar o professor na formação de leitores em contexto escolar.

Biografia do Autor

Margareth Torres de Alencar Costa

BREVE CURRICULO Margareth Torres de Alencar Costa

Doutora em Letras e Mestre em Letras pela UFPE. Graduação em Letras Português, Inglês e Espanhol. Bacharel em Serviço Social. Professora Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual do Piauí e professora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Letras da UFPI e do Mestrado em Letras da UESPI. Líder do Núcleo de Estudos Hispânicos- UESPI( NUEHIS) e membro do NEPA ( Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro), atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Estudos Culturais englobando orientação e ensino de Literaturas de Línguas estrangeiras, Autobiografia, Autoficção, Recepção e gênero. Atualmente concluiu pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Buenos Aires aguardando certificado. Orcid 0000-003-3524-9503

 

 

Lucas Evangelista Saraiva Araújo, UFPI

Atualmente está pesquisador-mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com área de concentração em Literatura e linha de pesquisa em Literatura, Cultura e Sociedade. Formado em Letras Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM-2018). Pertencente ao Núcleo de Estudos Hispânicos (NUEHIS-CNPq/UESPI), atua principalmente nos seguintes temas: Estética da Recepção, Adaptação Literária, Ensino de Literatura, Letramento Literário e Formação de Leitores.

Elias Barroso da Silva Júnior, UFPI

Mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí. Graduado em Letras Português e Francês pela mesma universidade. Atualmente trabalha no campo da Literatura guiado pelos estudos da Estética da recepção, Teoria do Efeito Estético e Literatura Comparada. Prefere pesquisas que envolvam o leitor e a sua importância na permanência da obra literária. Na época da graduação foi bolsista na Cultura Francesa e no Idiomas Sem Fronteiras como professor de Francês.

Downloads

Publicado

2022-03-05

Edição

Seção

Artigos Tema Livre