PROBLEMATIZANDO O ESTATUTO DA AD
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v22i1.207Resumo
O foco de atenção neste ensaio é o estatuto da Análise de Discurso de orientação francesa, considerando as tentativas de demarcação de seu terreno de atuação, em confronto com outras áreas que se ocupam da linguagem em seus aspectos discursivos. Busca-se problematizar esse estatuto, elegendo dois conceitos fundamentais da AD: interdiscurso e arquivo, nos quais está implicado o conceito de subjetividade.
Palavras-chave: discurso, estatuto, interdiscurso, arquivo, subjetividade
This essay focuses on status of French-oriented Discourse Analysis, considering the attempts of demarcation of its working field, in confrontation with other areas that deal with language in its discursive aspects. Looking for to question that status, two fundamental concepts of DA was chosen: interdiscourse and archive, in which subjectivity is implied.
Key words: discourse, status, interdiscourse, archives, subjectivity
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.