NA CORDA BAMBA
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v23i1.215Resumo
Este artigo tem por objetivo examinar a tragédia euripidiana Alceste, sua ambigüidade preciosa, sua atualidade e seu significado hoje. Nossa leitura é feita através da impossibilidade de se distinguir de forma preciosa o seu gênero, se trágico, tragicômico ou se satírico. A análise se faz também através da reflexão de uma possível comparação entre Alceste e o filme de Paul Weiland, Roseanne.
Palavras-chave: Tragédia, Eurípides, sofistica, morte, amor.
Ce travail a pour but d’examiner la tragédie euripidienne Alcestis, son ambiguité précieuse, son actualité et sa signification aujourd’hui. Notre lecture est construite à partir de l’impossibilité de distinguer precisément son genre, si tragique, si tragi-comique ou si satyrique. L’analyse se fait aussi à travers la réflexion d’une possibilite de comparasion entre l’Alcestis et le filme de Paul Weiland, Roseanne.
Motes-clé: Tragédie, Euripide, sophistique, mort, amour.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.