O ANTIGLOBALISMO NO DISCURSO BOLSONARISTA (2018-2019)
Resumo
Durante a transição para o governo Bolsonaro foram numerosos os discursos contra uma suposta ordem globalizante vigente. Esta pesquisa se insere no campo de estudos do discurso e, a partir de Michel Foucault e de outros autores, busca analisar parte da formação e do funcionamento desses discursos antiglobalistas, proferidos pelo então Presidente da República e pelo Ministro das Relações Exteriores. Nosso corpus de análise é composto pelos discursos da vitória e da posse de Jair Bolsonaro, em outubro de 2018, e pelo discurso de posse do Ministro das Relações Exteriores, Ernesto H. F. Araújo, em janeiro de 2019. A problematização central deste estudo busca compreender como é formulada a crítica ao suposto globalismo, quando este é associado a princípios do progressismo político ou ao espectro da “esquerda” latinoamericana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.