A ARTICULAÇÃO DA ANÁLISE DO DISCURSO E DA TEORIA DO DISCURSO PARA ANÁLISE DO CAMPO DA SAÚDE
Resumo
O objetivo do presente artigo é apresentar as articulações transdisciplinares entre as Ciências Sociais e a Saúde Coletiva, evidenciando como os referenciais da Teoria do Discurso em paralelo com a Análise do Discurso, foram e podem ser empregados metodologicamente em pesquisas sociológicas junto ao campo da saúde. Percebendo no campo disciplinar da Saúde Coletiva, tentativas precárias do estabelecimento de contra hegemonias ao consenso flexneriano, evidenciamos nitidamente as possibilidades de diálogo transdisciplinar que tal percepção evidencia ao trazer noções das Ciências Sociais, da Ciência / Filosofia Política, da Psicanálise, da Psicologia ou de outros campos disciplinares que compartilham significantes passíveis de análise através dos elementos teóricos de Ernesto Laclau.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.