ESTUDO DE OCORRÊNCIAS DE FENÔMENOS LINGUÍSTICOS NO FALAR MANAUARA

Autores

Resumo

Neste estudo apresentamos ocorrências de variações linguísticas na fala Manauara, em nível fonético-fonológico. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo e bibliográfica apoiada nas contribuições de autores como Bechara (2009), Bagno (1999; 2007; 2008), Calvet (2002), Labov (2000), Mollica (2003), entre outros. Como técnica de coleta de dados, aplicamos um questionário fonético-fonológico - QSL de acordo com (ALIB, 2001) a doze (12) informantes da cidade de Manaus/AM, sendo seis (06) do gênero masculino e seis (06) do gênero feminino, dividido em grupos com faixa etária entre 18 a 30 e de 45 a 80 anos. Quanto ao nível de escolaridade temos seis (06) alfabetizados até o 9º ano e seis (06) não alfabetizados. Os dados foram analisados e interpretados sob à luz da Sociolinguística Variacionista. Os resultados apontam para ocorrências de fenômenos linguísticos, isto é, um fonema em lugar de outro, troca da posição do fonema, eliminação de fonema e fonema a mais; assimilação; rotacismo; redução das vogais e, o, átonas pretônicas dentre outros.

Biografia do Autor

Socorro Viana de Almeida, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

Doutora em Estudos Clássicos: Poética e Hermenêutica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas. Membro do Grupo de Pesquisa - Estudos Semióticos: Literatura, Cultura e outras Artes (GES), do curso de Letras, Universidade do Estado do Amazonas -UEA.Website: https://gpgesuea.wixsite.com/gpges.

 

Romário Neves Coelho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

Mestrando em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Membro do Grupo de Pesquisa - Para a História do Português do Amazonas (PHPB/AM). Professor da Secretaria de Educação e Desporto (SEDUC/AM). 

Alécio Vaneli Gaigher Marely, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

Mestrando em Letras- Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Vale do Cricaré. Graduado em Letras- Língua e Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo.  e  Professor 40 hrs da Secretaria de Educação e Desporto (SEDUC/AM). 

Downloads

Publicado

2024-04-01

Edição

Seção

Dossiê temático "Análise Linguística: Perspectivas Teóricas"