ADIANDO O FIM DO MUNDO: REFLEXÃO E ARGUMENTAÇÃO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS IDEIAS DE AILTON KRENAK

Autores

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a prática de um estágio em Língua Portuguesa que adotou a metodologia de estética da recepção de literatura em sala de aula, utilizando como texto-base o ensaio Ideias para adiar o fim do mundo (2019), do escritor brasileiro Ailton Krenak. A partir de uma abordagem embasada nas competências e habilidades dispostas na Base Nacional Comum Curricular e na metodologia de estética da recepção cunhada por Jauss (1979), o estágio visou promover uma leitura crítica da obra literária, incentivando a participação dos alunos na construção de significados e interpretações. As etapas aplicadas buscaram explorar a relevância da literatura na formação de leitores sensíveis e engajados, enquanto abordavam questões socioambientais presentes no texto. Por meio da análise das práticas pedagógicas, pretende-se contribuir para a compreensão da importância da metodologia recepcional de literatura no contexto do ensino médio.

Downloads

Publicado

2024-02-08

Edição

Seção

Artigos Tema Livre