ADIANDO O FIM DO MUNDO: REFLEXÃO E ARGUMENTAÇÃO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS IDEIAS DE AILTON KRENAK
Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a prática de um estágio em Língua Portuguesa que adotou a metodologia de estética da recepção de literatura em sala de aula, utilizando como texto-base o ensaio Ideias para adiar o fim do mundo (2019), do escritor brasileiro Ailton Krenak. A partir de uma abordagem embasada nas competências e habilidades dispostas na Base Nacional Comum Curricular e na metodologia de estética da recepção cunhada por Jauss (1979), o estágio visou promover uma leitura crítica da obra literária, incentivando a participação dos alunos na construção de significados e interpretações. As etapas aplicadas buscaram explorar a relevância da literatura na formação de leitores sensíveis e engajados, enquanto abordavam questões socioambientais presentes no texto. Por meio da análise das práticas pedagógicas, pretende-se contribuir para a compreensão da importância da metodologia recepcional de literatura no contexto do ensino médio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.