PRODUTIVIDADE CONSTRUCIONAL: O PAPEL DO COVERAGE MORFOFONOLÓGICO NA EXTENSIBILIDADE DE CATEGORIAS CONSTRUCIONAIS
Resumo
Este artigo busca investigar a atuação do coverage morfofonológico sobre a extensibilidade de construções gramaticais para novos usos. Em poucas palavras, o coverage é entendido como o espaço categorial que inclui os usos já atestados para uma dada construção e os usos inovadores. Tomamos como ponto de partida o estudo de Suttle e Goldberg (2011), que atesta a relevância do coverage semântico pela combinação de efeitos de frequência de tipo e de variabilidade e similaridade semânticas. Neste estudo, porém, buscamos investigar se ocorre efeito de “coverage” associado às propriedades morfofonológicas dos itens. Para isso, desenvolvemos uma adaptação do experimento original, na qual foram incluídos verbos pertencentes às três conjugações verbais do português. Em síntese, o que os resultados demonstram é que, assim como o coverage semântico, também o coverage morfofonológico parece afetar a produtividade construcional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.