A INVOCAÇÃO AO “NEGRINHO DO PASTOREIO”: FERNANDES BARBOSA (1910-1988) EM DEFESA DO NEGRO E DO ÍNDIO
Resumo
Este trabalho apresenta uma discussão sobre a invocação ao “Negrinho do Pastoreio” feita por meio de “Cartas ao Negrinho do Pastoreio”, de Walter Spalding, sob o pseudônimo de “Blau Severo”, direcionadas a Fernandes Barbosa na década de 1950. Cartas estas que surgiram da “Polêmica em torno de Sepé Tiaraju”, no Instituto Historiográfico e Geográfico do Rio Grande do Sul – IHGRGS, quando membros do Instituto se dividiam entre dois modelos de História: aquele que preservava a narração da História, mantendo a ótica do colonizador; e o que narrava a história sob a perspectiva do colonizado, incluindo as narrativas populares, como as lendas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.