LEITURA CRÍTICA: ASPECTOS DA FORMAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DO LEITOR
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v24i1.239Resumo
São discutidos aqui três aspectos necessários à formação do leitor crítico: a) a memória individual e coletiva do leitor; b) a interação leitor-texto-relação social nas atividades escolares de leitura; c) a relação trabalho, prática e humildade na construção de sentidos em leitura. As reflexões são conduzidas a partir dos pressupostos de Ezequiel Theodoro da Silva, tendo como prática de leitura o texto social “Alegria, alegria”, de Caetano Veloso.
Palavras-chave: leitura crítica; formação do leitor; ensino
Three aspects necessary to the formation of a critical reader are discussed in this study: a) the reader’s individual and collective memory; b) the interaction reader-text-social relation in reading activities at school; c) the relation work, practice and humility in the construction of meaning in reading. The discussion uses Ezequiel Theodoro da Silva’s theoretical stances and focuses on Caetano Veloso’s social text “Alegria, alegria”.
Key words: critical reading; formation of the reader; teaching
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.