CARTOGRAFIA DE PESQUISAS - DISSERTAÇÕES E TESES - SOBRE A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO BRASIL

Autores

Resumo

Este artigo visa apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado realizada no campo da Linguística Aplicada (LA), cujos fundamentos teóricos alicerçam-se nos Estudos Dialógicos da Linguagem (Bakhtin/Volochínov, 2014 [1929]; Bakhtin, 2011[1979]; Medviédev, 2012[1928]; Volochínov, 2013[1930], 2017[1929]). Tendo em vista as reverberações acerca da prática de análise linguística, desde a sua inserção na esfera educacional (Geraldi, 1984, 1991) à inclusão como prática de ensino na esfera da educação básica (Brasil, 1998, 2018), buscamos identificar e quantificar a produção científica sobre Prática de Análise Linguística (AL, PAL, PAL/S) desenvolvida no Brasil no período de 1998 a 2021, de modo a constituir um cenário quantitativo de dissertações e teses produzidas nos programas de pós- graduação brasileiros. Metodologicamente, a pesquisa revestiu-se dos pressupostos teóricos da Análise Bibliométrica (Alvarado, 2007, 1984; Araújo, 2006; Hayashi, 2012; Quevedo-Silva et al., 2016), tornando visível o cenário cartográfico da produção científica sobre AL, PAL, PAL/S no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Santos Raupp, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Linguística (UFSC), área de concentração Linguística Aplicada. Mestre em Linguística Aplicada (UEM), área de concentração Ensino Aprendizagem de Língua Materna. Especialista em Língua e Literaturas da Língua Portuguesa (UEPG). Licenciada em Letras pela UFS, com parte da graduação realizada na UFSC. Professora Adjunta na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL). Atua no "Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão" desenvolvendo e orientando projetos sob o viés da Linguística Textual e da Análise Dialógica do Discurso que versam sobre Práticas de Linguagem - leitura, escrita, análise linguística - no contexto de formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa. http://lattes.cnpq.br/2600938416557420

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela UFSM (CNPq). Mestre em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela UFSC (CAPES). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq). Pós-doutor em Linguística Aplicada na PUCSP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna na esfera escolar, formação de professores, análise de gêneros do discurso, análise dialógica do(s) discurso(s), escritos do Círculo de Bakhtin. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, campus central de Florianópolis-SC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Atuou no PIBID - Língua Portuguesa da UFSC. É do conselho editorial da Revista Caminhos em Linguística Aplicada (Unitau), Working Papers em Linguística (UFSC) e Fórum Linguístico (UFSC). Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL. Membro efetivo da ABRALIN. Sócio pleno da ALAB. Participou da avaliação de livros didáticos do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental II (2019/2020), do MEC/PNLD - Projetos de Vida/Ensino Médio (2020-2021), do MEC/PNLD - Linguagens e suas tecnologias para o Ensino Médio (2021), do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental I - Alfabetização (2022), do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental I - Língua Portuguesa (2022), do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental I - Obras literárias (2022), do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental II (2023). Integra projetos de cooperação científica internacional com Universidade de Vigo (Espanha), Universidade do Porto (Portugal) e PUC-Santiago (Chile). Integra projetos com a UFT, UFPA, UTFPR, Unioeste e UEPG. Lidera o GELID - Grupo de Estudos em Linguagem e Dialogismo. Lidera o NELA (CNPq) - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - https://nela.cce.ufsc.br/

Downloads

Publicado

2025-08-18

Edição

Seção

Artigos Tema Livre