A análise linguística e o texto dissertativo-argumentativo: um olhar sobre o ensino de língua portuguesa. Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i1.009030
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i1.2525Palavras-chave:
Gêneros discursivos, Análise linguística, Texto dissertativo-argumentativoResumo
Resumo: O objetivo central deste trabalho é apresentar sugestões de atividades relacionadas com o texto dissertativo-argumentativo, tendo por foco a análise linguística, com base nos pressupostos teóricos fornecidos pela concepção sociointeracionista da linguagem. Primeiramente, fizemos uma retrospectiva histórica da disciplina de Língua Portuguesa; em seguida, discorremos sobre o ensino pautado em gêneros discursivos, tendo como embasamento as Diretrizes Curriculares da Educação do Estado do Paraná e os autores Luiz Antonio Marcuschi, Irandé Antunes e Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi. Num terceiro momento, apresentamos as atividades propostas para alunos de 3º ano do Ensino Médio, bem como os resultados obtidos na aplicação das atividades desenvolvidas.
Palavras-chave: Gêneros discursivos. Análise linguística. Texto dissertativo-argumentativo.
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