Os gêneros do discurso no livro didático de língua inglesa da educação de jovens e adultos. Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i1.031046
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i1.2526Palavras-chave:
Gêneros do discurso, Ensino de Língua Inglesa, Livro didáticoResumo
Resumo: Neste trabalho analisa-se o livro didático de Língua Inglesa da Educação de Jovens e Adultos, volume único, da editora Educarte (1999), objetivando verificar se esse material didático atende às necessidades de aprendizagem dos alunos nessa modalidade de ensino. Defende-se que o professor de Língua Inglesa deverá buscar meios para a aplicação de um número variado de gêneros do discurso em sala de aula, porque é uma forma do aprendiz inserir-se nas práticas discursivas e compreender melhor as relações sociais nas quais está envolvido. Conclui-se que o livro analisado é um bom material, pois é composto por uma diversidade de gêneros textuais com temas sociais relacionados com a vida do aluno. Além do mais, os referidos gêneros são extraídos de fontes autênticas e prioriza a leitura, a habilidade mais relevante no ensino de Língua Inglesa na Educação Básica.
Palavras-chave: Gêneros do discurso. Ensino de Língua Inglesa. Livro didático.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.