Os gêneros do discurso no livro didático de língua inglesa da educação de jovens e adultos. Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i1.031046

Autores

  • José Rosamilton de Lima UERN
  • Deny de Souza Gandour UFRN - UERN

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i1.2526

Palavras-chave:

Gêneros do discurso, Ensino de Língua Inglesa, Livro didático

Resumo

Resumo: Neste trabalho analisa-se o livro didático de Língua Inglesa da Educação de Jovens e Adultos, volume único, da editora Educarte (1999), objetivando verificar se esse material didático atende às necessidades de aprendizagem dos alunos nessa modalidade de ensino. Defende-se que o professor de Língua Inglesa deverá buscar meios para a aplicação de um número variado de gêneros do discurso em sala de aula, porque é uma forma do aprendiz inserir-se nas práticas discursivas e compreender melhor as relações sociais nas quais está envolvido. Conclui-se que o livro analisado é um bom material, pois é composto por uma diversidade de gêneros textuais com temas sociais relacionados com a vida do aluno. Além do mais, os referidos gêneros são extraídos de fontes autênticas e prioriza a leitura, a habilidade mais relevante no ensino de Língua Inglesa na Educação Básica.
Palavras-chave: Gêneros do discurso. Ensino de Língua Inglesa. Livro didático.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Tema Livre