Atividades de Proferição e Avaliação do Discurso (PAD) como instrumento de formação de professores - Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i2.0004
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i2.3093Palavras-chave:
Retórica, Discurso, Gestos didáticos, Formação de professores,Resumo
Neste artigo, será descrita e analisada a aplicação de uma atividade chamada Proferição e Avaliação do Discurso (PAD) desenvolvida num curso de Licenciatura de Letras. Essa atividade foi elaborada com o intuito de evidenciar a importância de o professor dominar gêneros retóricos orais com os quais possa persuadir e convencer seus alunos. Sua criação foi motivada pela percepção de que, independente da matéria que lecione, os bons professores realizam determinados gestos didáticos (DOLZ, et al., 2008): ao começarem a aula, eles chamam atenção dos educandos, motivando-os a colaborarem nas tarefas propostas e mantendo o interesse e a prontidão dos alunos ao longo da aula. Além disso, é mantida uma relação de confiança entre ambos e o domínio da disciplina e do tempo permite ao professor alcançar seus objetivos e finalizar a aula de modo satisfatório.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.