Atividades de Proferição e Avaliação do Discurso (PAD) como instrumento de formação de professores - Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i2.0004

Autores

  • Márcia Sipavicius Seide USP

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i2.3093

Palavras-chave:

Retórica, Discurso, Gestos didáticos, Formação de professores,

Resumo

Neste artigo, será descrita e analisada a aplicação de uma atividade chamada Proferição e Avaliação do Discurso (PAD) desenvolvida num curso de Licenciatura de Letras. Essa atividade foi elaborada com o intuito de evidenciar a importância de o professor dominar gêneros retóricos orais com os quais possa persuadir e convencer seus alunos. Sua criação foi motivada pela percepção de que, independente da matéria que lecione, os bons professores realizam determinados gestos didáticos (DOLZ, et al., 2008): ao começarem a aula, eles chamam atenção dos educandos, motivando-os a colaborarem nas tarefas propostas e mantendo o interesse e a prontidão dos alunos ao longo da aula. Além disso, é mantida uma relação de confiança entre ambos e o domínio da disciplina e do tempo permite ao professor alcançar seus objetivos e finalizar a aula de modo satisfatório.

Biografia do Autor

Márcia Sipavicius Seide, USP

Doutora em Letras, área de concentração em Filologia e Língua Portuguesa, USP. Docente do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e do Curso de Graduação ofertado no campus de Marechal Cândido Rondon, PR.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Tema Livre