Ensino de língua portuguesa: focalizando as práticas discursivas. Doi: 10.5212/Uniletras.v.33i1.0003

Autores

  • Maria Marta Furlanetto

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v33i1.3547

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Práticas discursivas. Autoria.

Resumo

Apresento, neste texto, algumas considerações sobre desafios da Linguística Aplicada relativamente à pedagogia de línguas, abordando a noção de prática discursiva. Exponho algumas noções  relevantes para o contexto de ensino: o texto como unidade de análise,  materializando discursos através  de gêneros específicos, abarcando o horizonte social e integrando outras formas de linguagem, em  sua relação com a produção e a interpretação. Discuto ainda as noções de estrutura e acontecimento  associadas à produção textual, e apresento uma proposta de desenvolvimento pedagógico do processo  de autoria, através de uma abordagem centralizando o jogo entre repetição (paráfrase) e alteração (polissemia), conforme proposta de Orlandi no campo da Análise de  Discurso.

Palavras-chave: Língua portuguesa. Práticas discursivas. Autoria.

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Publicado

2012-04-15

Edição

Seção

Artigos Tema Livre