A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Uniletras.v.30i2.265275
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v30i2.516Resumo
Sob os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa e as teorias de Barthes (1984) sobre fotografi a, este artigo analisa uma imagem fotográfi ca da capa da revista Nova Escola da Edição 188, de dezembro de 2005. O objetivo é reconhecer a identidade do professor construída pela e na mídia através dos enunciados imagéticos. Para tanto, parte-se do pressuposto que a imagem é um componente representativo produtor de dizeres e causador de efeitos de sentido. Em termos de resultados, é possível afi rmar que a capa apresenta uma representação de técnicas modernas de ensino que remete a identidade do professor moderno.
Palavras-chave: Fotografi a. Professor. Identidade e mídia.
According to the assumptions of the French approach to Discourse Analysis and Barthe’s theories (1984) on photography, this work analyzes a photographic image of the cover of the New School Magazine, issue 188, December 2005. The aim is to recognize the identity of the teacher as constructed by, and inside the media, through the image shown. Thus, it is assumed that image is a representative component producer of speech and also of meaning. As a result, it is possible to say that the cover shows a representation of modern teaching techniques that are related to the identity of the modern teacher.
Keywords: Photography. Teacher. Identity and media.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.