O (ENTRE) LUGAR DA MULHER: EM CENA JEANNE D´ARPPO
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i2.5194Resumo
A luta das mulheres para serem reconhecidas como agentes da História vem de longa data. Desde o nascimento, é atribuído à mulher o papel de esposa e mãe. No entanto, a partir da modernidade, surge um novo papel social, adquirido por sua inserção no mercado de trabalho. Isso vai acarretar mudanças na constituição da identidade feminina gerada a partir das novas práticas discursivas. Esse novo papel vai influenciar nas relações sociais, alterando a construção identitária feminina. O corpus do trabalho é a peça teatral Jeanne D’Arppo, escrita por Gardi Hutter em 1981. Jeanne D’Arppo é uma peça teatral cômica, a protagonista apresenta um comportamento característico dos clowns. Uma figura deformada, com aspecto físico desleixado e que traz certa ingenuidade nas ações. Mas, ao mesmo tempo, aproveita-se dessa suposta ingenuidade para criticar e falar indiretamente de questões sociais. Gardi Hutter propõe, por meio do riso, uma reflexão sobre os lugares sociais que a mulher ocupa e quais tarefas lhes são atribuídas. Nesse caso, mais especificamente, trata de um lugar que historicamente é considerado parte do universo feminino: a lavanderia. A pesquisa busca analisar a construção social da identidade da mulher e os agentes fragmentadores dessa nova identidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.