A MORTE DO AUTOR: REFLEXÕES ACERCA DE “PLACE AND THE NOVELIST”, DE DOUGLAS POCOCK
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i1.5256Palavras-chave:
autor, lugar, Douglas Pocock,Resumo
Em 1981, era publicado o seminal artigo “Place and the Novelist”, do geógrafo inglês Douglas Pocock. Tal artigo expandiu o campo de estudos da Geografia, ao demonstrar que textos literários poderiam servir como objetos de estudo para os geógrafos. Diversas obras importantes da Literatura de seu país foram analisadas, através de conceitos, como, por exemplo, a relação dialética entre o homem e o lugar, e o lugar entendido como pessoa. No entanto, a crítica literária, já havia algumas décadas, excluíra a figura do autor físico de suas metas analíticas, ou seja, o autor havia sido declarado morto. Através de textos de Roland Barthes, Michel Foucault e Maurice Blanchot, este artigo almeja centrar Douglas Pocock nessa discussão, de forma a reposicionar a figura do Autor, enquanto pessoa em profunda e dialética relação com o mundo que o cerca.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.