A IMAGEM DA MULHER INDIANA NAS LITERATURAS PÓS-COLONIAIS. UMA ANÁLISE EM MIA COUTO, ARUNDHATI ROY E RUDYARD KIPLING

Autores

  • Silvio Ruiz Paradiso Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i2.6014

Palavras-chave:

Literatura pós-colonial, mulher indiana, representação, literatura inglesa, literatura africana.

Resumo

Não há como dissociar os estudos pós-coloniais dos estudos acerca da mulher na literatura. Tanto os estudos femininos quanto os estudos pós-coloniais são críticas que surgiram no século XX em decorrência dos Estudos Culturais. Tais movimentos procuram analogamente desconstruir a ideologia imperialista e patriarcal no cânone literário hegemônico para então entendê-lo e modificar suas estruturas. Um exemplo é a imagem da mulher indiana na cultura colonial, que muitas vezes tem sua representação sob a ótica da opressão, do silêncio e até mesmo da subversão – estratégias para denúncia e contra-ataque literário. Neste artigo, serão analisadas as representações da mulher indiana na literatura pós-colonial, em especial com as personagens Dia Kumari, de O outro pé da sereia (2006), de Mia Couto; Bisesa, do conto Beyond the pale (1888), de Rudyard Kipling; e Ammu, de The god of small things (1997), de Arundhati Roy.

Biografia do Autor

Silvio Ruiz Paradiso, Universidade Estadual de Londrina

Doutor, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Letras com ênfase em Estudos Literários (Diálogos Culturais) e é sócio fundador da AFROLIC - Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos. Teve condução direta ao doutorado em 2010 com louvor. Professor de Literaturas estrangeiras e Teoria da Literatura da Universidade Cesumar (UNICESUMAR) e da pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (FAFIJAN). Tem curso de Extensão em Filosofia pela University of Edinburgh, Modern and Contemporany American Poetry, pela University of Pennsylvania e História e Cultura afro-brasileira pela UEL . Na pesquisa em Letras aborda temas como: Literatura pós-colonia, Religiosidade nas Literaturas Africanas. Participa do grupo A colonização e a condição pós-colonial da África em literaturas africanas de língua inglesa (UEL) e do Laboratório de Estudos da Religião e Religiosidade (UEL). É líder do grupo de pesquisa sobre Pós-colonialismo, Literatura e Estudos Culturais. Possui publicações na área em revistas científicas conceito CAPES como Acta Scientiarum. Language and Culture (UEM), Terra Roxa (UEL), UniLetras (UEPG), Nau literária (UFRGS), GT História das Religiões entre outras, e um capítulo no Livro O demoníaco na Literatura, da UFPB.

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Publicado

2014-01-29

Edição

Seção

Dossiê temático