A IMAGEM DA MULHER INDIANA NAS LITERATURAS PÓS-COLONIAIS. UMA ANÁLISE EM MIA COUTO, ARUNDHATI ROY E RUDYARD KIPLING
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i2.6014Palavras-chave:
Literatura pós-colonial, mulher indiana, representação, literatura inglesa, literatura africana.Resumo
Não há como dissociar os estudos pós-coloniais dos estudos acerca da mulher na literatura. Tanto os estudos femininos quanto os estudos pós-coloniais são críticas que surgiram no século XX em decorrência dos Estudos Culturais. Tais movimentos procuram analogamente desconstruir a ideologia imperialista e patriarcal no cânone literário hegemônico para então entendê-lo e modificar suas estruturas. Um exemplo é a imagem da mulher indiana na cultura colonial, que muitas vezes tem sua representação sob a ótica da opressão, do silêncio e até mesmo da subversão – estratégias para denúncia e contra-ataque literário. Neste artigo, serão analisadas as representações da mulher indiana na literatura pós-colonial, em especial com as personagens Dia Kumari, de O outro pé da sereia (2006), de Mia Couto; Bisesa, do conto Beyond the pale (1888), de Rudyard Kipling; e Ammu, de The god of small things (1997), de Arundhati Roy.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.