COM A PALAVRA O CONSULENTE: A OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE OS DICIONÁRIOS DO PNLD

Autores

  • Silmara Regina Colombo UNIVESP - Campus USP Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v36i2.7014

Resumo

Este artigo traz uma análise sobre como são vistos os dicionários distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático por quem os utiliza, ou seja, pelos alunos. Os acervos constituem-se de diferentes títulos de acordo com o série/ano a que se destinam. Para este estudo foram analisados os dicionários disponíveis no acervo do 5º ano do ensino fundamental, bem como acompanhado o manuseio dos mesmos por alunos de duas turmas de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Foi possível observar que o projeto gráfico e as ilustrações dessas obras interessam inicialmente aos alunos, mas o conteúdo com poucos verbetes, comparados aos minidicionários, tornam-se um empecilho para sua utilização. 

Downloads

Publicado

2015-10-26

Edição

Seção

Artigos Tema Livre