ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO CAMPO LITERÁRIO NO CONTO ROMANCE NEGRO, DE RUBEM FONSECA
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v38i1.8186Palavras-chave:
Análise Estrutural da narrativa. Sistema Literário. Literatura Policial.Resumo
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar o conto Romance Negro de Rubem Fonseca, a fim de identificar as estratégias utilizadas pelo texto ao estabelecer ligações com o sistema literário. Para isso, primeiramente, analisamos o conto pela perspectiva da análise estrutural da narrativa e, em um segundo momento, partimos para uma análise de fragmentos, de marcas discursivas e da presença de intertextos para relacioná-los com o funcionamento do campo literário. Os resultados sinalizam que as estratégias utilizadas demonstram que, para perceber essa relação dentro do texto, se torna necessário um leitor que possua um alto conhecimento cultural e estético. Desta forma, é incorporado na própria estrutura do texto o tema abordado no conto de Fonseca.
Palavras-chaves: Análise Estrutural da narrativa. Sistema Literário. Literatura Policial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.