A EXPRESSIVIDADE DOS FONEMAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v38i1.8416Palavras-chave:
Estilística, Sugestões fônicas, Fonemas da língua portuguesaResumo
Este artigo apresenta, primeiramente, um estudo introdutório da Estilística Fônica, no qual é abordada a sua definição, os elementos que ela comporta e um pequeno histórico, destacando o trabalho pioneiro de Charles Bally no reconhecimento da potencialidade expressiva dos fonemas; seguido de um estudo sobre a potencialidade expressiva dos fonemas da língua portuguesa, observando as possíveis sugestões sonoras que vogais e consoantes possuem nesse idioma, baseando-se nos trabalhos de abordagem estilística de José Lemos Monteiro, Mattoso Câmara Jr., Nilce Sant'Anna Martins e Silveira Bueno. A parte final apresenta uma análise estilística da letra da música “Meu bem-querer”, do cantor e compositor Djavan, onde são analisadas as sugestões fônicas presentes em alguns dos principais vocábulos do texto, procurando associá-las ao significado semântico dos mesmos e também à mensagem que a canção transmite.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.