IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO COM INTERSECÇÃO DE RAÇA E DE CLASSE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: O QUE AS PESQUISAS RECENTES REVELAM
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v39i1.9749Palavras-chave:
Livro Didático, Identidades, Identidades de gênero, de raça e de classe.Resumo
O presente trabalho surgiu do interesse em compreender como são representadas as identidades sociais de gênero com intersecção de raça e de classe no livro didático de língua inglesa. Para isso, nos propusemos a responder à seguinte pergunta de pesquisa: o que as pesquisas recentes revelam acerca das identidades sociais de gêneros com intersecção de raça e de classe nos livros didáticos de língua inglesa? A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter bibliográfico e teve como embasamento teórico autores e teóricos como Coracini (1999), Souza (1999), Crenshaw (2004), Silva (2005), Tílio (2008) e Ferreira (2012, 2014). Como resultado, pudemos perceber que os livros didáticos de língua estrangeira apresentam identidades fixas e homogêneas que não condizem com a realidade dos/as alunos/as. Sendo assim, entendemos que para que haja mudanças, é necessário que sejam realizadas mais pesquisas acerca desta temática.
Palavras-chave: Livro Didático. Identidades. Identidades de gênero, raça e classe.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.