SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO E IMAGENS: UM OLHAR SOBRE ALAIR GOMES
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v39i2.9832Resumo
O artigo propõe uma discussão acerca do voyeurismo como elemento marcante na obra do artista/fotógrafo brasileiro Alair Gomes, através da análise de imagens das séries A Window in Rio e Sonatina, Four Feet. Discutem-se as inter-relações entre o olhar voyeur e os corpos fotografados, identificados como representações que nos falam sobre os gêneros. O olhar de Gomes objetifica o outro, logo, é possível afirmar que o voyeurismo no conjunto analisado se dá tanto pela maneira como ele direciona o seu olhar, quanto pelo modo como ele se relaciona com os sujeitos representados, não subvertendo a lógica binária do modo de ver ocidental. Teóricas como Judith Butler e Laura Mulvey sustentam as reflexões apresentadas, além de John Berger que alicerça a discussão sobre imagem como resultante de um ponto de vista único, uma (re)apresentação ideológica do mundo.
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